Você esteve envolvido em práticas ocultas?


Parece mentira (e mentir é pecado), mas essa é uma das perguntas do “Confissão”, novo aplicativo para iPhone que pretende converter dados teológicos (perdão, analógicos) em informação digital, também no âmbito das crenças religiosas.

Já à venda nas lojas da Apple por aproximadamente dois dólares e devidamente aprovado pelo Vaticano, o programa funciona como uma espécie de guia para os usuários-pecadores durante o ato sacro da confissão. Mas atenção, ainda muito recente no mercado, o software está disponível somente para os que pecam em inglês.

Impressionante! Uma ferramenta cibernética que garante a Providência da absolvição num clique. Basta arquivar as travessuras no aplicativo e depois “transferir” os dados para o sacerdote no confessionário.

A igreja católica assevera, porém, que o aplicativo não substitui o ato de confessar propriamente dito e que se trata somente de um incentivo para que os fiéis se envolvam mais intimamente com a fé por meio da tecnologia digital.

De qualquer modo, o aval do clero católico me causou grande estranheza, já que é sabido o quanto se preocupam com a devida observância das formalidades litúrgicas – denominador comum entre praticamente todas as religiões.

Mas principalmente me chamou a atenção para o apego aos velhos esquemas, tão chocantes quanto certas inovações e seus terabytes de incoerência. Ritos, normas e princípios revelados como verdades a todos nós, mas que subitamente podem deixar de sê-los em nome da fé.