É o fim do caminho

As águas de março se foram e com elas seus nomes, nas correntezas do inevitável… Pois é! Este mês foi o fim do caminho para três grandes artistas que admiro muito.

É incrível como em alguns momentos torna-se evidente o mundo que se desfaz aos poucos à nossa volta, deixando-nos, como costuma dizer António Pina[1], “do lado de cá de qualquer coisa”, perigosamente desamparados num abrigo aberto pela ausência.

Antonio Tabucchi
(Vecchiano, província de Pisa, 24 de setembro de 1943 – Lisboa, 25 de março de 2012), escritor italiano, professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Siena.

Claro que enquanto a perda é distante e não nos diz respeito intimamente, a dor é leve e, por ser alheia, esvai-se em breve, nas recordações cada vez mais remotas…

Chico Anysio
(Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012), humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro.

Mesmo assim, é inegável que se cria um hiato desconcertante, talvez imperfeito, quando a metáfora inevitável da morte se apodera ilicitamente do mundo com o qual estávamos habituados, levando consigo a desproporção do fim.

Lucio Dalla
(Bolonha, 4 de março de 1943 — Montreux, 1 de março de 2012), cantor e compositor italiano.

 


[1] ] Manuel António Pina in “Por outras palavras & mais crônicas de jornal”, 2010.